Notícias

A popularização da internet banda larga

01 de Julho de 2011 - 15:19

Em até 90 dias estará disponível em pelo menos cem municípios brasileiros a banda larga popular, uma opção mais barata de internet rápida. Para isso, o governo e as operadoras assinaram ontem o acordo do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), no qual ficou estabelecida a oferta da banda larga com velocidade de 1 megabit por segundo ao custo de R$ 35,00.

Na Bahia, serão oito as cidades que terão acesso à novidade mas, segundo o Ministério das Comunicações, os planos serão ofertados em todas as cidades brasileiras.

As empresas Telefonica, Oi, CTBC e Sercomtel, que assinam o acordo com o governo, vão cumprir uma meta anual de cobertura de cidades para chegar a todos eles até 2014. Cem municípios brasileiros serão os primeiros beneficiados.
Fonte: Agências de notícias.

Quais os reflexos positivos desse acordo?

- Os usuários terão acesso a mais informações, serviços e lazer, além de desenvolverem novas habilidades e competências com o uso da informática. A Internet estimulará a adesão de novos usuários, inclusive pessoas idosas e que estão descobrindo o mundo virtual.

- Favorecerá as empresas que fabricam e comercializam produtos e serviços de informática. Com isso, as ofertas de empregos tendem a aumentar.

- A Educação a Distancia – EAD, via Internet, poderá chegar aos mais distantes lugares e incluir pessoas que estão há muitos anos sem estudar e ou desejando obter novos conhecimentos.

- As empresas do comércio varejista poderão vender os seus produtos a um número maior de consumidores e competir com o comércio local, em cada município. Será bom para os que vendem a distância e talvez ruim para os que vendem presencialmente.

Quais cuidados devemos ter?

- Em primeiro lugar, aguardar para saber se o acordo será cumprido. Eu tenho dúvidas e desconfio que apenas as maiores cidades serão beneficiadas. Vamos aguardar os acontecimentos.

- Com a chegada da Internet os consumidores compulsivos terão um shopping center virtual, funcionando 24 horas. A tentação é muito grande e eles devem ter cautela com o fascínio das compras pela Internet.

- As despesas com a geração de novas necessidades e desejos das classes C, D e E irão aumentar e as famílias devem controlar ainda mais os gastos para não contrairem dívidas impagáveis.

- Os hacker e estionatários virtuais, certamente, irão se multiplicar.

Quase tudo na vida funciona como uma faca: “um lado alisa e o outro corta”. Porém, o progresso e a modernidade tecnológica têm mais vantagens do que desvantagens. Cabe a nós escolhermos como utilizar os aspectos positivos da Internet, que chegou para mudar tudo. Absolutamente, tudo!

WebMikrotik